Ghost World



Ghost World , do diretor Terry Zwigoff , é baseado na história em quadrinhos homônima de Daniel Clowes. Quem conhece o trabalho de Clowes diz que Zwigoff fez uma excelente adaptação dos seus desenhos e textos ácidos. Eu tive uma experiência mais pessoal com Ghost World, pois me identifiquei com a anti-heroína Enid.

Por quê? Porque fui um pouco como ela na minha adolescência. Agora parece que estou ficando mais e mais parecida. O mundo muitas vezes me parece um poço sem fundo de tédio, um aglomerado de gente chata e estranha, com manias e obsessões que não me dizem respeito.

Enid [Thora Birch] é uma adolescente entediada, irônica, com uma língua ferina e atitudes não muito convencionais. Ela vive num bairro classe média baixa de Los Angeles e não consegue se relacionar com quase ninguém, além de sua amiga de infância Rebecca [Scarlet Johansson] e o amigo 'saco-de-pancadas' Josh [Brad Renfro]. Enid acabou se formar na high school e não sabe o que vai fazer da vida. Ela desenha compulsivamente e, num toque de ironia, é obrigada a fazer uma classe de verão em Artes, para poder receber o diploma. Um dia, lendo os classificados pessoais de um jornal, Enid e Rebecca resolvem pregar uma peça em um homem que colocou um anuncio procurando por uma 'loira de casaco verde'. Assim Enid conhece Seymour [Steve Buscemi], um solteirão cheio de manias, que coleciona discos de Blues e Jazz , e memorabilia dos anos 20. Enid se encanta por ele e trata o esdrúxulo coroa como um herói. Eles são almas-gêmeas nas suas esquisitices.

Como é sentir-se assim, sem rumo, sem interesse, sem ninguém para dividir suas angustias e segredos? E de repente descobrir alguém que lhe mostra um novo caminho?

Num ataque de fúria no trânsito, Seymour diz à Enid que não consegue se relacionar com noventa e nove por cento da humanidade. Ele coleciona discos de Blues em 78 rotações e não consegue manter-se num relacionamento amoroso com ninguém. Ele é feio, se veste como um jeca tatu, é mal humorado e tem problemas de coluna. Um verdadeiro anti-herói, num filme que é a perfeita antítese para todo e qualquer 'American Pie'.




| Fezoca Online | Cinema | Música | Crônicas | Links |