Unbreakable



Estamos esperando uma continuação de The Sixth Sense. Ou pelo menos algo parecido. Depois do sucesso de seu primeiro filme, a cobrança, mesmo que implícita, é uma realidade para M. Night Shyamalan. Durante grande parte de Unbreakable eu penso obsessivamente: 'vai ter um final surpresa, vai ter um final surpresa..'. Meu sexto sentido não falha, mas a revelação de Unbreakable não é tão chocante como a de Sixth Sense… Mas mesmo assim vou ficar de bico calado, pra não estragar o suspense e diminuir as expectativas de quem ainda vai ver o filme.

Na sempre chuvosa e sombria Filadélfia, o estranho Elijah Price (Samuel L. Jackson) nasceu com uma doença dos ossos que o deixa extremamente frágil. Qualquer coisinha pode lhe causar uma fratura. Elijah cresce fascinado pelos heróis de quadrinhos e acredita que essas figuras não são apenas uma caracterização exagerada de pessoas com qualidades excepcionais e raras. Ele tem certeza que essas pessoas existem e que podem tornar-se heróis quando puderem entender e desenvolver esses dotes sobre-humanos.

Acontece um acidente de trem, onde todos os passageiros morrem, com exceção de um - o guarda de segurança do estádio de futebol da cidade, David Dunn (Bruce Willis). Ele sai do acidente devastador sem um único arranhão. Elijah acredita que David é um dos heróis da vida real, que estão neste mundo com a função de proteger os fracos e oprimidos. Mas David nunca esteve consciente dessa sua condição 'anormal' de inquebrável. Ele não acredita que tem as qualidades de herói. David acredita ser e parece um homem comum, com frustrações, problemas e dúvidas.

O que há de excepcional dentro de uma pessoa pode ser o que falta em outra. Para todo um negativo existe o seu positivo e os protótipos de super-heróis e de vilões encontram seu similar em pessoas comuns - sem capas e máscaras ou caras de mau. David Dunn irá descobrir suas capacidades singulares, e o uso que ele poderá fazer delas. O seu lado negativo - o frágil Elijah - será o seu guia e o sujeito catalisador de toda a ação e mudanças na maneira do herói posicionar-se perante sua família e o mundo.

Em Unbreakable, o diretor Shyamalan pode comprovar que é um artesão hábil na sua maneira de contar estórias. Sua marca registrada está bem clara no seu novo filme, mostrando que seu artesanato cinematográfico não vai se resumir à fama de um único sucesso.




| Fezoca Online | Cinema | Música | Crônicas | Links |