What Lies Beneath
Numa casa à beira do rio em Vermont, New England, um casal de quarentões parece viver numa rotina normal. A esposa, Claire (Michelle Pfeiffer), é uma dona-de-casa e seu segundo marido é um cientista genético, Norman (Harrison Ford). O filme se inicia com o casal levando a filha (que é fruto do primeiro casamento de Claire) para a universidade. Abraços, lágrimas, uma reflexão sobre o propósito da vida, já que Claire abandonou a carreira de violoncelista para casar-se com o charmoso intelectual e gênio da biologia, Norman Spencer. Sem a filha pra cuidar, Claire parece ficar mesmo sem ter nada o que fazer e então começa a observar coisas antes sem importância.
Na casa ao lado os vizinhos brigam muito. Claire observa tudo de sua janela. Ela tenta fazer contato com a jovem esposa, mas ela desaparece do dia para a noite. Um pé de sapato azul com um pingo de sangue está jogado na varanda da casa com aparência de semi-abandonada. Claire começa a espionar, arruma um binóculo para poder ver melhor o que se passa com o vizinho estranho. Ela vê tudo através das janelas. Começam os primeiros sustos. Numa noite de chuva ela assiste de camarote o marido da casa ao lado sair carregando algo envolto num cobertor, parece um corpo. Ela tem certeza que o vizinho, também cientista como o seu marido, é um assassino. Essa estória não é familiar? Janelas, binóculos, maridos assassinos, pacotes e malas, sustos e suspense? Sim, eu lembrei do meu Hitchcock favorito: Rear Window. Mas What Lies Beneath tem outro enredo. Essa parte da estória foi somente à maneira que o diretor Robert Zemeckis (de Forest Gump e Contact) encontrou para 'encher lingüiça' no filme e também prestar uma homenagem ao mestre do suspense Alfred Hitchcock. Temperou demais e estragou o angu!
O verdadeiro enredo de What Lies Beneath está centrado no banheiro (outro toque hitchcokiano? E também tem o nome do marido - Norman. Onde vamos parar, Mr. Zemeckis?). Coisas estranhas começam a acontecer pela casa: portas se abrem sozinhas, objetos se movem, o computador liga e envia mensagens do além com as iniciais MEF. Quando Claire toma seus banhos cheios de água quente e vapor e mensagens aparecem no espelho embaçado. O banheiro está certamente assombrado. Até que Claire finalmente vê a assombração. Ela é o fantasma de Madison Elizabeth Frank (a modelo Amber Valletta, que passa o filme só fazendo caras de morta frustrada, sussurrando apenas uma frase durante o filme inteiro) que tenta mostrar a Claire como foi que ela acabou morta e claramente exigindo que a dona-de-casa empunhe a espada da vingança por ela.
O filme é mesmo um thriller arrepiante e usa e abusa de todos os chavões e truques para assustar o público. Saímos do cinema gelados e com o pescoço duro. O final não foi surpresa, mas foi duro agüentar o desenrolar da estória até o clímax, numa mistura de Sleeping With the Enemy e Cape Fear. Também foi bem difícil acreditar no Harrison Ford como cientista, liderando pesquisas no campo de modificação genética e escrevendo papers para conferências internacionais. Mas What Lies Beneath passa na prova de filme de suspense. Só não pode ser igualado com um Hitchcock. Para chegar ao dedão do pé do gênio do suspense, Robert Zemeckis ainda precisa comer muito feijão…
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