When a Woman Gets the Blues
O Blues quase sempre impôs uma regra machista. Não consigo pensar em muitas mulheres tocando o Blues tradicional. Ouço Memphis Minnie ou Bessie Smith. Elas estavam à margem da sociedade. Elas faziam sucesso, mas não podiam ter a vida livre de andarilhos, como a dos Bluesmen. Elas sacrificavam muita coisa pelo amor ao Blues. Mas os tempos mudaram...Good Lord!
Estou ouvindo essa mulher fenomenal chamada Jessie Mae Hemphill, que é neta de um dos grandes dos Blues - Sid Hemphill. Ela deve ter hoje seus 60 anos e esta aposentada forçadamente, por culpa de um derrame. Mas quando ela estava na ativa..Boy...Ela não deixava por menos! Com sua voz gutural e sua beleza exótica - mistura de negro com índio - Jesse Mae apostava também no impacto do seu visual nada discreto! Sempre de chapéu de cowboy cobrindo a cabeça de cabelos lisos e longos, às vezes com uma boina dourada, roupas prateadas, bustiês, calças justas com todo o brilho necessário e, sempre, botas de salto alto.
Sua música é tradicional e ela providencia sua própria percussão, tocando um tamborim com as mãos ou com os pés! E como ela empunha sua guitarra e nos mostra pra que veio Jessie Mae Hemphill canta as dores de amor, as delícias do sexo e as alegrias da vida.
Com apenas dois discos gravados em toda a sua carreira ('She Wolf' lançado originalmente na Inglaterra e 'Feelin' Good'), Hemphill foi sempre uma artista de shows ao vivo, onde ela podia exercitar sua voz e performance maravilhosa e nos presentear com seu visual único no estilo Delta-Glitter.
Quando eu peguei o CD de 1997, 'Gone Woman Blues: The Country Blues Collection' da Blueswoman Rory Block o meu primeiro comentário foi:
'- Nossa! Como ela é linda!!'
Rory (Aurora) Block não é uma original do Delta Mississipi, mas na sua adolescência, em sua vida confortável no Greenwich Village, em New York, ela voltou seus olhos e ouvidos para os grandes Bluesmen das terras do sul e diz ter aprendido tudo que sabe com eles. Mestres e influencias como Son House e Mississippi John Hurt não são para se desprezar.
Mas Rory é uma mulher linda em todos os sentidos e ouvindo seu trabalho fiquei imediatamente fã de sua voz firme e grave, e da suas letras carregadas de poesia e emoção. E ela reinterpreta o 'deus' Robert Johnson, o que já é uma enorme façanha. Acho que eu nunca imaginei ouvir uma mulher cantando ' you better come on in my kitchen babe, it's goin'to be rainin' outdoors...', mas Rory Block transpõe maravilhosamente a sensualidade e o carisma de Johnson para o mundo feminino.
E ontem fiquei sabendo que aquela cantora de Blues que tem a guitarra toda cheia de adesivos do Pooh Bear, lembram dela, a Susan Tedeschi, foi indicada para um Grammy - o de melhor 'new artist' do ano!!
The Girls kick ass!!
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